A dor que vai além da cabeça: Os impactos preocupantes da enxaqueca na saúde e no desempenho diário

A enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica que afeta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo, sendo mais comum em mulheres do que em homens.

Seus sintomas incluem dor de cabeça latejante, sensibilidade à luz, cheiros ou barulhos, náuseas, vômitos, incômodo visual, formigamento e tonturas. A enxaqueca é a segunda maior causa de incapacidade em todo o mundo, sendo a primeira nos países da Europa ocidental e Austrália, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A doença pode ser classificada em enxaqueca com aura e sem aura, e a forma com aura pode ter sintomas adicionais, como dificuldade para enxergar e formigamento nos braços e face, requerendo tratamento multidisciplinar.

Tipos de dores de cabeça

O médico neurologista Gabriel Kubota explica que existem dois tipos de dores de cabeça: primárias e secundárias.

As dores de cabeça secundárias são sintomas de outras condições ou doenças, enquanto as primárias incluem cefaleia tipo tensão e enxaqueca, sendo esta última a segunda condição médica mais prevalente no mundo.

A enxaqueca pode ser desencadeada por fatores genéticos, cheiros fortes e períodos pré-menstruais.

O tratamento para dores de cabeça secundárias envolve tratar a causa subjacente, enquanto a enxaqueca não tem cura e requer um tratamento diferenciado. A enxaqueca pode causar perda de produtividade e gastos significativos. É importante procurar um médico para o tratamento individualizado.

Fonte: CNN Brasil.

plugins premium WordPress